Conselho de Administração da Caixa (CA)
É o órgão de decisão colegiada e de orientação geral dos negócios da Caixa, responsável por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados. É composto por 8 membros, sendo um eleito pelos empregados, que é o caso de Rita Serrano; o presidente do banco e os demais indicados pelo governo.
No Brasil ainda é recente a legislação que garante a eleição de trabalhadores - foi aprovada em 2010. Em outros países, como por exemplo a Alemanha, desde o fim da Segunda Guerra Mundial metade dos conselhos de empresas públicas e privadas é eleito, num modelo chamado de cogestão.
Os critérios para o cargo na Caixa são rígidos, exigem experiência e formação compatível. Os conselheiros podem receber até o máximo de 10% da remuneração do diretor da empresa. Legalmente respondem individualmente por todos os seus atos e decisões.
O eleito não pode participar das pautas que tratam de relações de trabalho. Essas regras estão estabelecidas na lei 13.303, conhecida como Lei das Estatais.
Papel do conselheiro eleito
Levar o olhar dos empregados para a alta administração do banco. Esse olhar, na atual conjuntura, reflete o desejo de manutenção do banco público, sustentável, focado no desenvolvimento do Brasil, além da garantia de melhores condições de vida e trabalho.