apresentacao1

O Conselho de Administração da Caixa é composto por 8 membros, sendo um eleito pelos empregados, que é o caso de Rita Serrano; o presidente do banco e os demais indicados pelo governo.

Presidente
Mauro Gentile Rodrigues da Cunha

É graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e pós-graduado em Administração de Empresas pela University of Chicago.
É profissional do mercado de capitais e governança corporativa há 25 anos. Desde 1999 participou de diversos órgãos de governança de empresas, dentre as quais: Petrobrás, Eletrobrás e BR Distribuidora. Atuou na liderança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC e, atualmente, exerce a função de Presidente Executivo da Associação dos Investidores no Mercado de Capitais – AMEC. No dia 23 de maio de 2019, tomou posse como membro do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, na qualidade de membro independente, sendo posteriormente nomeado para exercer o cargo de Presidente do Conselho pela Assembleia Geral Extraordinária de 18 de junho de 2019.
Em 24 de junho de 2019, tomou posse como Presidente do Conselho de Administração.


 

Conselheiro
Pedro Duarte Guimarães

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Duarte Guimarães é Ph.D. em Economia pela University of Rochester, Mestre em Economia pela FGV/RJ e Bacharel em Economia pela PUC/RJ.

Pedro Duarte Guimarães possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. Coordenou diversas operações de mercado de capitais, como ofertas públicas iniciais (IPO’s), fusões e aquisições (M&A’s), entre outras, além de assessoramento em reestruturações de empresas.

Foi membro dos Conselhos de Administração da Terra Brasis Resseguros e Eólicas do Sul.


Conselheira Representante dos Empregados
Maria Rita Serrano

Natural de Santo André/SP. Graduada em História e Estudos Sociais, possui mestrado em Administração e especialização em Governança para Conselheiros de Administração.

Empregada da Caixa desde 1989, ocupou várias funções. Foi professora em cursos de Administração Pública. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC por dois mandatos, entre 2006 e 2012. Atua há mais de 30 anos no movimento social e em defesa do patrimônio público.
Em 2017 foi eleita conselheira pelos empregados, logo após encerrar seu mandato como suplente, iniciado em 2013, quando da primeira eleição para essa função na Caixa.

Em 2018 lançou o livro Caixa, Banco dos Brasileiros, onde resgata a história centenária do banco e de sua importância para o desenvolvimento do Brasil, no mesmo ano foi coautora do Livro Se é Público é para todos. Em 2007 já havia lançado livro focado no desenvolvimento socioeconômico do ABC paulista, fruto de pesquisa acadêmica.


Conselheiro
Marcelo de Siqueira Freitas

É graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UNB), possui diversos cursos na área do Direito Público.

É Procurador Federal desde 2000, foi Consultor da União, Subprocurador-Geral Federal e Procurador-Geral Federal da Advocacia-Geral de União. Ocupou também o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Previdência Social. Foi ainda Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República e Diretor das Áreas Jurídica e de Integridade, Controladoria e Gestão de Riscos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (2016/2018). Atualmente, é Chefe da Assessoria Especial do Ministério da Economia.

Em 23 de maio de 2019, tomou posse como membro do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal.


Conselheiro – membro independente
Rogerio Rodrigues Bimbi

Natural do Rio de Janeiro/RJ, é bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com pós-graduação em Gestão Empresarial pelo IBMEC – RJ.
Possui mais de 22 anos de experiência em gestão de crédito e cobrança, tendo atuado em financeiras, bancos de grande porte e gestora de recursos. Foi membro independente do Conselho de Administração da Liq Participações e do Comitê de Auditoria do Banco Pan.
Em 25 de junho de 2019, tomou posse como Conselheiro de Administração, na qualidade de membro independente.