Realizado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a iniciativa aborda temas relevantes para as estatais.
A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, participou na manhã desta sexta-feira, 16 de setembro, do painel SEST Convida com o tema “O futuro é público: propriedade pública dos serviços públicos”. Organizado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O evento foi mediado pela secretária da pasta, Elisa Leonel.
A série de eventos busca contribuir no debate de temas relevantes da agenda das estatais brasileiras. Durante a sua exposição, Rita Serrano apresentou destaques sobre as empresas e serviços públicos no mundo e o movimento de estatização ou até reestatização que têm acontecido em diversos países. “Nas crises econômicas e mesmo durante a pandemia, ficou claro a importância do Estado, dos serviços públicos, das empresas públicas para garantir os investimentos, crédito, atendimento de saúde.”, afirmou Rita.
Houve no mundo uma onda de privatização, um movimento que torna os serviços elitistas, disponíveis para poucas pessoas. A presidenta afirma que, no Brasil, esta onda privatista foi ampla e duradoura e só foi paralisada a partir da eleição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Se nós ainda temos algum patrimônio no Brasil é porque houve uma grande resistência social”, defendeu.
Há um movimento de precarizar as empresas estatais a fim de iniciar processos de privatização. Rita Serrano alerta que há uma disputa de narrativa em torno do assunto. “Na verdade, o que está em disputa é o Estado, é um embate político sobre o modelo de Estado”, afirmou. A presidenta defende a otimização das estruturas públicas, incluindo o compartilhamento dos serviços, de tecnologia e estrutura física de instituições públicas, visando melhorar a experiência dos clientes e da população.