CAIXA vai atuar como agente operador e financiador de projetos do programa
A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, participou nesta quinta-feira, 31 de agosto, da cerimônia de lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A CAIXA vai atuar como agente operador e financiador de projetos do programa.
O evento, que reuniu o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira dama, Janja Lula da Silva, do Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, do ministro Rui Costa, do Governador do Piauí Rafael Fonteles, a primeira dama do estado, Isabel Fonteles, além de lideranças políticas e populares locais, representa a retomada do projeto de reconstrução e revitalização do país.
Rita Serrano, presidenta da CAIXA, destacou que o banco também está passando por um processo de reconstrução após anos de desmantelamento e em apenas 8 meses de gestão o banco retomou o seu papel de agente público. “De acordo com dados do balanço do banco, a CAIXA, só agora no primeiro semestre, bateu recorde de investimentos em cidades e estados, investindo R$10 bilhões em infraestrutura. Antes mesmo até do lançamento do PAC, a CAIXA já estava cumprindo o seu papel no desenvolvimento do país” afirmou a presidenta. Rita ainda detalhou os números do banco destinados ao estado. “Em um ano foram investidos aqui no Piauí, principalmente no primeiro semestre deste ano, R$10 bilhões que passaram pela CAIXA, por meio de recursos do OGU, do FGTS e pagamento de programas sociais”, revelou.
Rita afirmou que os investimentos iniciados antes do lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento, vão se aliar a todos os investimentos que o Governo Federal pretende fazer no PAC. “Como eu disse aqui, a CAIXA é um dos agentes do PAC que vai contribuir para que as pessoas tenham melhores condições de vida, para que as empresas tenham melhores condições para fazer os seus investimentos, para que o país volte a receber investimentos para que o país volte a crescer”.
A presidenta ainda ressaltou que as obras para o desenvolvimento do país geram impacto positivo na vida das mulheres por serem as mais atingidas pela falta de infraestrutura e equipamentos públicos e também garantem perspectiva às crianças e aos jovens. “É possível acreditar no futuro e esse governo está provando que temos presente e temos futuro. Nossas crianças e nossos jovens terão um país, a partir de agora, muito melhor do que tiveram até aqui. Isso é PAC, isso é governo Lula”, finalizou.
O presidenta da República, Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância do investimento nos territórios. “É na cidade que está o problema da saúde do problema da educação, é na cidade que não tem asfalto, esgoto e é por isso que temos que tratar bem os prefeitos. Ainda mais neste momento que os prefeitos estão vivendo uma crise orçamentária muito grave”, afirmou Lula. O presidente ainda destacou que o PAC destina verba para as iniciativas corretas. ”Fazer uma sala de aula é mais barato do que fazer uma cadeia e cuidar de uma criança na escola é mais barato do que cuidar de um preso na cadeia. E é esse Brasil que nós queremos reconstruir”, disse.
Programa Brasil sem Fome
Dentro da agenda do Governo Federal no Piauí, a presidenta da CAIXA, Rita Serrano, participa também do lançamento do programa Brasil Sem Fome, que tem como objetivo central tirar o Brasil do Mapa da Fome. Para alcançar esses objetivos, todo o governo estará envolvido em ações de promoção do aumento da renda para a compra de alimentos, a inclusão em políticas de proteção social, a ampliação da produção e do acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis. Além disso, o Plano prevê a mobilização da sociedade civil, dos entes federativos e dos poderes Legislativo e Judiciário para a erradicação da fome no Brasil.