Serão R$143 milhões destinados para obras de saneamento que beneficiarão 242 mil habitantes
A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, participou na tarde desta quarta-feira, 30 de agosto, da celebração de um contrato de R$143 milhões para financiamento de obras de saneamento básico na cidade de Araraquara, São Paulo, que vai beneficiar 242 mil pessoas. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a participação do prefeito da cidade, Edinho Silva, do Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do Ministro das Cidades, Ministro Jader Filho, e dos deputados federais Baleia Rossi e Kiko Celeguim.
A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, destacou que a CAIXA, está retomando seu papel de protagonista no desenvolvimento das regiões. “Porque como todo patrimônio público brasileiro nos últimos anos, a CAIXA também foi desmantelada. E em apenas oito meses, nós batemos recorde em liberação de recursos e investimentos”, afirmou.
Rita ainda revelou que este é o melhor resultado do banco no período. ”A CAIXA nunca emprestou tantos recursos em infraestrutura e repassou tantos recursos para Estados e Municípios”, A presidenta reforçou que o atendimento das demandas dos municípios só é possível graças a uma rede ampla de apoio que envolve a iniciativa da prefeitura, de deputados e de ministérios. “Tudo isso aqui são recursos que passam pelo Congresso, que tem que passar pela esteira dos próprios Ministérios, fora os recursos da Caixa. E só é possível se faz isso em conjunto, né?”, finalizou.
Edinho Silva, prefeito de Araraquara, destacou que os recursos vão proporcionar a maior obra de infraestrutura já realizada na cidade e que devido aos esforços sensibilidade do presidente Lula, dos ministros Padilha e Jader Filho, da CAIXA e de deputados e lideranças locais, as intervenções serão viabilizadas. “Quero manifestar publicamente a todo momento a minha gratidão porque se não fosse o governo do presidente Lula e todos convencionei aqui Araraquara não teria condições de executar essa obra com recursos próprios”, afirmou Edinho.
O recurso proveniente do Orçamento Geral da União (OGU) gerido pela CAIXA, será destinado a implementação de novas estruturas de canais e reservatórios de detenção de cheias nas bacias do Ribeirão do Ouro, córrego da Servidão, córrego Capão do Paiva e de seus afluentes. A expectativa é que as ações solucionem os problemas de alagamentos e inundações garantindo melhoria de vida da população e as condições do meio ambiente.