Financiado com recursos do FGTS, iniciativa visa aquisição de 270 novos ônibus para sistema BRT
Na manhã desta quinta-feira, 10, a presidenta da CAIXA, Rita Serrano, assinou com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, o contrato do Programa Pró-Transporte que vai adquirir 270 novos ônibus articulados, padrão PROCOPNVE P-7 e P-8 para o sistema BRT da cidade. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado das ministras Igualdade Racial, Anielle Franco, da Saúde, Nísia Trindade, e dos ministros Jader Filho, das Cidades e Márcio Macedo, Secretaria-Geral da Presidência da República, o Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, os presidentes do BNDES e da Embratur, Marcelo Freixo, participaram do evento, POl
Os recursos, que são provenientes do FGTS, serão investidos na TransOeste e TransBrasil abrangendo as Zonas Oeste e Norte da capital carioca, buscando a renovação total da frota do BRT, e beneficiando aproximadamente 321 mil habitantes. Para Rita Serrano, o investimento da CAIXA vai promover a requalificação dos sistemas de mobilidade beneficiando a população e o meio ambiente.. “Esta operação proporciona uma ampliação do alcance social do FGTS, contribuindo para o desenvolvimento urbano, incidindo na geração de emprego e melhorando a vida da população.”, defendeu Rita.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva denunciou que quando assumiu o governo, a CAIXA, banco importante para o desenvolvimento do país, estava esvaziada.”A CAIXA tinha um presidente que, ao invés de trabalhar, só ficava fazendo assédio”, afirmou. O presidente Lula relembrou então que a primeira tarefa foi reorganizar a casa. ”Já recuperamos mais de 42 políticas sociais, políticas de inclusão, que nós tínhamos feito quando eu fui presidente. Eu digo pra vocês que arte de governar é cuidar do povo, porque se a gente não cuida do povo a gente não governa corretamente.. E eu quero dizer que eu vou governar para todos, até para os meus adversários, mas todo mundo tem que saber que minha prioridade é melhorar a vida do povo trabalhador deste país, finalizou.
A estimativa é que em 2024 a demanda dos corredores existentes passe de 60,4 milhões de passageiros-ano para 85,2 milhões de passageiros-ano, e somando ao novo fluxo do corredor TransBrasil, vai atingir 123,7 milhões de usuários, beneficiando, indiretamente, toda a população da cidade do Rio de Janeiro.