Em dois dias, o banco registrou duplicação de procura por negociação de dívidas
O Governo Federal lançou na última segunda-feira, 17 de julho, o programa Desenrola Brasil. A CAIXA, que é parceira do governo em mais uma iniciativa que busca beneficiar o povo com a criação de condições para combater a crise de inadimplência brasileira surgida da pandemia de covid-19. Na sexta-feira, 21 de julho, as agências abrirão 1 horas antes para ampliar a margem de atendimento. Um caminhão agência também vai às ruas em Santos com intuito de facilitar o acesso às negociações. A expectativa do governo é atingir 30 milhões de pessoas.
O programa é dividido em três etapas tem a CAIXA como parceira. A partir da última segunda-feira, 17, pessoas que possuem débitos de até R$100,00 tiveram os nomes desnegativados pelos bancos e poderão, se não tiver outras dívidas negativadas, voltar a pegar créditos ou fazer contratos de aluguel. O outro grupo que será beneficiado serão pessoas físicas com renda de até R$20.000,00 e neste caso, a CAIXA vai oferecer condições especiais para parcelamento das dívidas e pagamento à vista, com descontos de até 90%.
A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, destaca que apoiar o Governo Federal em mais uma iniciativa é papel do banco público. “Nós devemos criar condições de facilitar a vida da população brasileira. Estamos em sintonia com o Governo Federal para reverter a crise de inadimplência gerada pela pandemia e agravada pela taxa de juros e contribuir para o reaquecimento da economia brasileira”.
A terceira etapa ocorrerá do Desenrola Brasil, vai acontecer em setembro e será destinada para devedores com renda de até dois salários mínimos ou que estejam inscritos no CadÚnico.