A presidenta ainda assinou acordos com municípios que beneficiam o desenvolvimento regional
A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, participou nesta terça-feira, 18 de julho, da inauguração da Sala das Cidades e Estados em Lauro de Freitas, na Bahia. Rita Serrano também assinou acordos com os municípios de Capim Grosso e Simões Filho. Participaram da cerimônia o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e os prefeitos de Simões Filho, Diógenes Oliveira, de Salvador, Bruno Reis.
Durante o encontro, o governo da Bahia, em cooperação com 10 municípios, assinou uma carta de intenção com a CAIXA para direcionar esforços para a celebração de contratos de financiamentos FGTS no valor de R$730 milhões. As operações devem ocorrer em 10 cidades e podem beneficiar 1,3 milhão de pessoas. Já com a prefeitura de Simões Filho, o acordo celebrado está no âmbito do CAIXA Políticas Públicas (CPP) e prevê o assessoramento de projetos e acompanhamentos de obras do novo terminal rodoviário. Com o município de Capim Grosso, a CAIXA vai centralizar o processamento da folha de pagamento da prefeitura no valor de R$1,3 milhão.
A presidenta da CAIXA, tem viajado o Brasil inaugurando Sala das Cidades e Estados e estreitando os laços com prefeitos e governadores com objetivo de beneficiar o desenvolvimento local. “Nós sabemos que as demandas da população se dão no âmbito do município e o papel da CAIXA enquanto banco público é dar condições para o desenvolvimento regional” afirmou Rita Serrano. A presidenta destacou ainda que a equipe das salas podem dar andamento aos projetos ou até orientação, assessoria técnica e ressaltou que a Universidade CAIXA tem se preparado para aprofundar a formação dos gestores e técnicos da CAIXA e também para gestores públicos com iniciativas governamentais.“Estamos formulando cursos para preparar as equipes de orientação de formulação de projetos já que boa parte dos problemas nesta área tem a ver com problemas de formulação. Queremos desta forma facilitar o acesso aos recursos”, enfatizou Rita.
Até o momento a CAIXA já abriu 74 salas com empregados e empregadas preparados para prestar assessoramento técnico em projetos do setor público.