Painel debateu "A bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital”

F0493FA3 9DE7 43C4 8B79 B008A5A5FFEDAo lado de diversas lideranças do setor financeiro e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a presidenta da CAIXA, Rita Serrano participou na manhã desta terça-feira, 27 de junho, do painel de abertura da Febraban Tech. O debate teve como tema central "A bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital”. Evento, principal do setor, vai até quinta, 29, no Transamérica Expo Center.

Assunto fundamental para os tempos atuais, a urgência para enfrentar a mudança climática e a perda da biodiversidade não pode ser antagônico ao desenvolvimento financeiro. “A sustentabilidade ocupa hoje um lugar de destaque no banco. Está, inclusive, no Plano Estratégico da CAIXA. Tudo isso porque precisamos avançar para um mundo mais inclusivo e que respeite o meio ambiente”, afirmou Rita. 

A presidenta citou o CAIXA TEM, aplicativo desenvolvido durante a pandemia para a distribuição de benefícios sociais como o auxílio emergencial que foi responsável pela bancarização de cerca de 40 milhões de brasileiros, como exemplo de convergência entre  economia digital e sustentabilidade.“Eu entendo que não existe dicotomia entre a sustentabilidade e o investimento na bioeconomia. Os compromissos com a descarbonização são urgentes no país e no mundo e as oportunidades da bioeconomia são convergentes em todas as áreas”, defendeu. O app desenvolvido pelo banco público realiza cerca de 100 milhões de transações por mês e durante a pandemia, atendeu atendimento na pandemia de aproximadamente metade dos brasileiros adultos.

A presidenta ainda defendeu que "A adoção da bioeconomia e o investimento em iniciativas sustentáveis não é positivo apenas pelo viés do lucro que pode proporcionar para as empresas –, mas sim porque ele é benéfico para o planeta, e, portanto, o mundo inteiro sai ganhando com isso". 

Juntos, bancos, empresas, governos e sociedade organizada, podemos trilhar um caminho rumo a uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável, impulsionada pela bioeconomia e pelas possibilidades da era digital.