Em coletiva de imprensa, Rita Serrano apresentou balanço da CAIXA de 2022

Balancocaixa2022A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, anunciou nesta quinta-feira, 23, durante coletiva de imprensa realizada na sede do banco em São Paulo, o balanço da instituição no ano de 2022. Os dados foram aprofundados pelo vice-presidente de Finanças e Controladoria, Marcos Brasiliano. 

Entre os destaques estão o crescimento de 16,7% na carteira de crédito total, totalizando R$ 1,0 trilhão. Saldo de R$637,9 bilhões na carteira de crédito imobiliário que representa um crescimento de 13,6% em relação a 2021. Rita destacou que a indústria da Construção Civil é uma das que mais gera empregos no Brasil e como principal banco financiador deste segmento “a CAIXA é o banco que mais contribui com a geração de empregos no páis”, defendeu. 

No balanço, os dados apontam que o lucro líquido recorrente  é de R$ 2,0 bilhões no quarto trimestre de 2022 é de R$ 9,2 bilhões no acumulado do ano. Mas Brasiliano alertou que não é possível medir o lucro da CAIXA apenas com número. “Mesmo quando a CAIXA atua na carteira comercial ela tem um papel social importante. O resultado da CAIXA não se mede pelo seu lucro, mas se mede pelo que ela entrega para a sociedade”, afirmou. 

Outro dado de destaque foi o valor pago em 2022 em benefícios sociais que totalizaram R$ 308,9 bilhões. Rita Serrano destacou a retomada da parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social para a operação do Bolsa Família. “Serão 21 milhões de famílias que receberão o benefício. A CAIXA, com objetivo de promover a bancarização e facilitar a vida da população disponibilizou a função débito nos cartões do beneficio”, destacou. 

Rita Serrano alertou que os resultados de grande impacto apresentados na gestão anterior não serão mais vistos, porque foram construídos por meio do desmantelamento do banco, de venda de ativos e não são sustentáveis. “Não é nossa pretensão vender ativos, privatizar ou abrir capital do banco. O Governo Federal quer manter a CAIXA como empresa pública, rentável,  sustentável e participando do desenvolvimento do país”, explicou. 

A presidenta ainda destacou projetos iniciados em seu mandato, como a elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano de Negócios que são capazes de identificar problemas, como é o caso do investimento em tecnologia da informação, devem ser finalizados no início de abril e irão promover melhorias para os clientes CAIXA e para beneficiários de programas sociais. "Sabemos que precisamos melhorar o atendimento e não vamos medir esforços para garantir essa melhora.” afirmou, Rita. As medidas adotadas também promoveram o fim da gestão pelo medo que marcaram o último período e para coibir ações parecidas a vice-presidência de Pessoas foi recriada para garantir a humanização das relações . "Quem atua na CAIXA, empregados e empregadas do banco, são responsáveis pelos resultados. Todos carregam no DNA  a missão pública", finalizou.