Solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre ela o presidente Lula

Posserita1301Rita Serrano tomou posse como presidenta da CAIXA na última quinta-feira, 12, na CAIXA Cultural, em Brasília. O evento marcou ainda a comemoração dos 162 anos do banco. Na parte da manhã as celebrações de aniversário foram com os empregados do banco. Já na parte da tarde, autoridades participaram da cerimônia de posse que reuniu deputados como Gleisi Hoffmann, senadores, como Randolfe Rodrigues, ex-presidentes do banco como Maria Fernanda Coelho e Miriam Belchior e também os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e também o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado da primeira dama, Janja. Entidades representativas dos empregados da CAIXA também marcaram presença e lideranças de movimentos populares, em especial dos movimentos de moradia também prestigiaram a solenidade. 

Em seu discurso, Rita relembrou que a CAIXA enfrentou um período duro, de muitas ameaças de privatização. “Enfrentamos o completo desmantelamento da estrutura do banco, a falta de empregados, pressão de toda ordem, desrespeito aos processos seletivos, aumento do assédio moral e sexual. Vivemos a maior crise reputacional da CAIXA, com as denúncias de assédio sexual contra seu principal dirigente. E, mesmo assim, com todas essas pressões, estivemos na linha de frente do atendimento a milhões de brasileiros desamparados pela crise econômica, social e sanitária que abateu o país”

Já Fernando Haddad relembrou o trabalho da CAIXA na concessão do FIES, programa de financiamento estudantil que coordenou enquanto esteve à frente do Ministério da Educação e ainda exaltou a retomada dos trabalhadores na condução do banco “Rita, você vai ter um grande parceiro no Ministério da Fazenda, pessoa que respeita muito essa instituição, que se esforça para cumprir os princípios mais caros da Constituição Federal”.

O presidente Lula, em seu discurso, exaltou a função que o banco desempenha. "A CAIXA tem um papel extraordinário nesse país. Eu pude sentir isso mais de perto quando a gente instituiu o Minha Casa, Minha Vida. Ele ainda afirmou estar confiante de que o banco terá muito sucesso nos próximos anos. “Estou convencido que a CAIXA vai voltar a crescer. Estou convencido que a bancarização do povo pobre deste país vai aumentar muito. Estou convencido que a gente vai voltar a gerar emprego. Estou convencido que a gente vai melhorar a massa salarial", afirmou.

Perfil 

Rita Serrano é a quarta mulher a presidir a CAIXA. Esta é a segunda vez que uma empregada de carreira é escolhida para o cargo.  Nascida em Santo André, em 23 de junho de 1968, é graduada em Estudos Sociais e História e mestre em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS).

Tem vários livros publicados. Em 2018, lançou “Caixa, banco dos brasileiros”, onde conta a trajetória do banco. Em 2022, lançou “Rompendo Barreiras”, onde conta sua trajetória de vida, a militância nos movimentos sociais, sindical, em defesa do patrimônio público e descreve os desafios para as mulheres ocuparem espaços de poder. O livro reproduz diversos artigos de sua autoria, com temáticas sobre a Caixa e empresas públicas.

Empregada de carreira, ingressou na Caixa por meio de concurso público em 1989. Em 33 anos de banco, ocupou diversos cargos, chegando à alta administração em 2017, eleita pelos empregados para o Conselho de Administração, onde teve como foco de atuação a defesa da integridade e sustentabilidade da Caixa Pública e as condições de trabalho dos empregados.

No último pleito para o CA, em 2022, foi reeleita para o terceiro mandato em primeiro turno com 91% dos votos válidos, após concorrer com mais de 30 candidatos.