Iniciativa do Comitê, revista foi lançada na última quarta-feira, 10

Repercussaorevistacard1208Aconteceu na noite da última quarta-feira, 10, o lançamento da primeira edição da revista “Conselheiros em Ação''. A publicação é iniciativa do Comitê em Defesa das Empresas Públicas e reúne artigos e reflexões de sete conselheiros eleitos em um cenário de ataques ao desempenho de suas funções e às estatais sobre papel e importância das empresas públicas em que trabalham e da experiência inovadora em atuar no Conselho de Administração. Participaram da atividade de lançamento Rita Serrano, do Conselho da CAIXA, Selma Brandão do Conselho da EMBRAPA, Rosângela Buzanelli da Petrobrás, Rheberny Pamponet, conselheiro no Banco do Nordeste, Edson da Silva, da Casa da Moeda.

O Conselho de Administração (CA) de uma empresa é um órgão de decisão colegiada e de orientação geral de negócios, responsável por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados. No Brasil, a legislação que estabelece a eleição de trabalhadores para o CA é recente. A conquista da legislação específica sobre o assunto só aconteceu em 2010, durante o governo Lula. "Precisamos ampliar o processo de controle social sobre as empresas, privadas e públicas, mas especialmente as públicas. Naquele momento foi um grande avanço. Mas ainda é muito atrasado em relação a outros países", defendeu Rita Serrano.

Selma Brandão, que é conselheira na Embrapa, explica que a publicação da revista “Conselheiros em Ação” dialoga com o objetivo de "expor os processos de privatização e desmonte nos últimos quatro anos nas empresas nas quais trabalhamos e onde exercemos nossos mandatos".

O caso da Embrapa é exemplar: segundo Brandão, a empresa vem sofrendo cortes orçamentários e processos de "reestruturação" que afetam a própria atividade fim do órgão.

"A partir de outubro não sabemos como dar continuidade aos projetos de pesquisa", lamenta ela. "Esse é o momento de deixar claro para os trabalhadores nosso papel enquanto conselheiros, e nossos limites, que são muitos".

Já para Rosangela Buzanelli, do CA da Petrobrás, os conselheiros, no atual contexto político, têm a missão de se articular, já que todas as empresas públicas são alvo de uma ofensiva do governo Jair Bolsonaro (PL): "O caos é o método. Ele não é por acaso. Vivemos em tão intenso ataque que não conseguimos planejar a resposta".

A revista “Conselheiros em Ação” será entregue aos trabalhadores das empresas públicas,  para o público em geral e também a parlamentares e candidatos nas eleições de outubro de 2022.

A revista trata de temas abrangentes, o texto de  Rheberny Pamponet, por exemplo, é sobre a história do Banco do Nordeste e sua importância para o desenvolvimento regional e a expertise na   política de microcrédito. A trajetória de 300 anos  da Casa da Moeda e suas potencialidades é tema do artigo Édson Francisco da Silva.

O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas vai realizar uma segunda live, Acompanhe as atualizações por aqui e pelas redes sociais. 

Com informações do site Recontaí