Apesar de avanços, bancos se negam a debater segurança e geram entrave
A Campanha Nacional 2022 começou oficialmente em 15 de junho, a partir da entrega da pauta de reivindicações à FENABAN - Federação Nacional dos Bancos. Desde então, diversos temas foram debatidos e já é possível visualizar avanços. Para Rita Serrano, representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, o desfecho da campanha depende “da mobilização e engajamento da categoria, junto aos sindicatos”.
Sinalização Positiva
A partir do escândalo envolvendo o ex-presidente da Caixa em denúncias de assédio sexual, a FENABAN indicou que vai priorizar o tema nas mesas de negociação. Os bancários reivindicam a elaboração, de forma conjunta, de mecanismos de denúncia e uma cartilha de combate ao assédio sexual.
Os bancos também aceitaram debater propostas sobre teletrabalho. A categoria reivindica ajuda de custo, equipamentos ergométricos para trabalhadores em situação de trabalho a distância, além de respeito à jornada.
Tema presente há muito tempo nas mesas de negociações, a saúde do trabalhador segue na pauta da categoria. A FENABAN indicou que irá avaliar as propostas sobre o tema.
Entrave
Sob alegação de diminuição no número de assaltos em agência e postos bancários entre os anos de 2000 e 2021, a FENABAN indicou que os bancários se unissem aos bancos para atuar contra as normas estaduais e municipais de segurança que exigem aparato de segurança além dos estabelecidos pela lei que regulamenta a segurança bancária. Para o Comando Nacional, que representa a categoria, são justamente tais regulamentações que garantiram a diminuição da violência e entende que é necessário a criação de um grupo de trabalho específico para debater o tema.
Próximas Rodadas
Nesta quinta-feira, 04, o Comando Nacional iniciou o debate das cláusulas econômicas. A continuação do debate está agendada para acontecer no dia 11 de agosto.
Relembre a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2022
- Reposição salarial e nas demais verbas: Inflação do período entre 31 de agosto de 2021 e 1º de setembro de 2022 (INPC) mais 5% de aumento real;
- Aumento maior para o VR e VA;
- Garantia dos empregos • Manutenção da regra da PLR, atualizada pelo índice de reajuste; • Jornada contratual de 4 dias de trabalho, entre segunda e sexta-feira;
- Fim das metas abusivas;
- Combate ao assédio moral;
- Proteção aos trabalhadores adoecidos;
- Acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19
Caixa
Em paralelo a Campanha Nacional ocorrem as mesas de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho entre a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa e a direção do banco. Na última terça-feira, 02, o tema debatido na mesa foi as condições de trabalho das pessoas com deficiência (PCD), equipamentos e adaptações necessárias para estes trabalhadores. Nesta quinta, 04, tem negociação sobre Saúde Caixa e Funcef.
Acompanhe as notícias e participe das atividades do sindicato da sua região.