Conselheira foi uma das palestrantes no painel Desigualdade social se combate com bancos públicos fortes. Confira o vídeo de parte da participação de Rita
A conselheira eleita pelos empregados para o Conselho de Administração (CA) da Caixa e coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita Serrano, participou nesta quinta-feira (5), do Fórum Mundial Social 2022.
Rita foi uma das palestrantes do painel Desigualdade social se combate com bancos públicos fortes. A oficina foi organizada pela Contraf-CUT e contou a presença de outros conselheiros eleitos de empresas estatais. Entre eles, Arthur Koblitz (BNDES) e Débora Fonseca (BB).
Ao abrir sua participação, Rita lembrou que mais do que debater a relevância dos bancos públicos, é preciso discutir o Sistema Financeiro Nacional.
"Não dá pra discutir que só os bancos públicos façam investimentos, enquanto os bancos privados continuam na lista dos mais rentáveis do mundo vivendo de especulação financeira, sem cumprir nenhum papel no desenvolvimento do país" disse Rita.
A conselheira disse ainda que a importância dos bancos públicos foi comprovada mais uma vez na pandemia, quando a Caixa desempenhou fundamental papel no pagamento do auxílio emergencial.
Durante o debate, Rita defendeu ainda a ampliação do número de conselheiros eleitos pelos trabalhadores nas empresas públicas e a implantação, efetiva, de conselheiros eleitos pelo empregados nos conselhos das companhias privadas. A medida promove a melhora da governança, fiscalização e controle social.
Confira parte da participação de Rita Serrano no Fórum Mundial Social 2022 no vídeo abaixo.