Obra reúne diversos casos de serviços que foram reestatizados pelo mundo todo
A coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e representante dos empregados eleita no CA da Caixa, Rita Serrano, lançará, neste sábado (9), em Salvador (BA), a versão impressa do livro O Futuro é Público durante a edição 2022 do Inspira Fenae. O evento reúne 400 participantes, além de lideranças das entidades representativas e empregados do banco de todo o país.
A obra possui 248 páginas e foi baseada na pesquisa do Transnational Institute (TNI), centro de estudos em democracia e sustentabilidade sediado na Holanda. O estudo do TNI releva que mais de 1,4 mil serviços foram reestatizados no mundo todo entre 2000 e 2017. Na maioria dos casos, a decisão de retornar esses serviços se deu após a administração pela iniciativa privada se mostrar problemática e ineficaz.
“Esse denso trabalho traduz em fatos e números que privatizar os bens públicos não é a solução. Muito pelo contrário. A privatização tem gerado uma série de distorções e prejudicando, de sobremaneira, a população mais carente que é a que mais precisa da rede de proteção do Estado”, afirma Rita Serrano.
O livro é gratuito e está disponível na versão digital: https://bit.ly/livrofuturoépublico2022
Em abril, a obra será apresentada aos parlamentares em evento no Congresso Nacional.
“Esse trabalho nos dá dados e argumentos para que possamos fazer o enfrentamento e aprofundar o debate sobre os reais motivos da privatização. Recomendo a leitura a todos”, convida Rita.Inspira Fenae
O Inspira Fenae é um evento anual que a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal realiza com o objetivo de pensar e refletir caminhos para o banco e para o país.
Empregados do banco, ativos e aposentados, são convidados a participar. A edição deste ano promove uma série de debates, experiências interativas e intervenções artísticas ao longo de dois dias de programação na capital baiana.