Medida é fruto da consulta “Como você se sente em relação ao trabalho na Caixa?”
A Conselheira eleita pelos empregados para o Conselho de Administração (CA) da Caixa, Rita Serrano, enviou no dia 24 de novembro, ofício aos presidentes da Caixa e do CA, relatando a situação de piora das condições de trabalho dos empregados, colhidas em mais de 500 mensagens recebidas do país todo.
“Converso diariamente com colegas, e em recente consulta que realizei com o objetivo de saber como se sentem com relação ao trabalho no banco, recebi centenas de respostas na quais as palavras mais usadas foram: estressado, sobrecarregado, desvalorizado, com medo, apreensivo.
A implantação de um novo modelo de GDP, tendo o uso da chamada “curva forçada”, só fez contribuir para agravar o estresse e o medo de não dar conta do resultado.
Nas agências, as metas de vendas de produtos sem avaliação da realidade local e das condições das unidades, vêm incentivando a venda casada, prática questionável.
Essa situação é extremamente preocupante e pode levar ao adoecimento, aumento do absenteísmo, falta de perspectivas na carreira e consequente insatisfação no trabalho.
Na minha opinião, é fruto de uma estratégia que incentiva a competição e o medo entre os trabalhadores, em um conceito de meritocracia que aposta no individualismo, desumaniza as relações, e destrói o prazer em contribuir para o bem comum”, ressalta Rita em seu documento.
Entre as propostas encaminhadas estão: - Revisão e retirada dos critérios do GDP, a “curva forçada”;
- Ampliação do quadro de empregados;
- Definição de critérios objetivos para descenso na carreira e que a ascensão cumpra os normativos e banco de sucessores, dando transparência para o processo;
- Retomar urgentemente a política para transferências dos empregados;
- Aperfeiçoar os canais para aprofundar o debate sobre a política de gestão de Pessoas com a participação das entidades de representação dos empregados, na busca por modelos alternativos que humanizem as relações e melhorem o desempenho;
- Efetivação da troca de equipamentos eletrônicos por versões modernas”
Espero que a direção do banco se sensibilize e tome atitudes para resolver esse estado de coisas.
Foi encaminhado também as entidades sindicais o resultado da consulta", finaliza Rita Serrano.
Vamos continuar atentos e fortes. "Tamojuntos!"
#EMDEFESADODIREITODOSEMPREGADOS
#CAIXA100%PÚBLICA