Se é público, é para todos´: valorização é fundamental para a sociedade brasileira
Em 2015, coordenei, junto com várias entidades, um movimento contra o Projeto de Lei 555, que à época estava em debate no Congresso Nacional. A proposta facilitava a privatização de todas as empresas públicas, e depois de muita luta nossa ação foi vitoriosa. Desde então, passei a coordenar o fórum que chamamos de Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.
Logo após a criação do fórum avaliamos que não bastava ser contra a privatização: era fundamental combater a ideia de que tudo o que é público é ruim, e mostrar claramente que “Se é público, é para todos”. Há cinco anos, portanto, utilizamos essa forte frase e produzimos uma campanha homônima, lançada em evento marcado pela realização de debates sobre a valorização do bem público – empresas, serviços, políticas, espaços e tudo mais que se constitui em riqueza do e para o povo brasileiro.
O lançamento contou com a presença de lideranças sindicais, políticas, movimentos, entidades e intelectuais que denunciaram o então governo de Michel Temer como incentivador das privatizações. A campanha também resultou na edição do livro ´Se é público, é para todos´, no qual sou coautora com artigo sobre a Caixa, e a versão em português do estudo ´O Futuro é Público, da entidade holandesa Transnational Institute (TNI)´, além ganhar alcance internacional.
Nos últimos anos, infelizmente, as coisas pioraram ainda mais, pois o atual governo tenta insistentemente sucatear o que é da sociedade para vender seu patrimônio. Assim, para marcar os cinco anos desta importante campanha e reforçar nossa luta, hoje lançamos um vídeo produzido pelo comitê que destaca tanto empresas quanto serviços públicos, alertando que se as privatizações ocorrerem milhões de brasileiros serão atingidos.
Para mostrar nossa convicção na defesa das empresas públicas, bancos públicos e contra o ataque aos servidores e empregados das estatais, da PEC 32, peço, portanto, que assistam e ajudem a divulgar esse vídeo, usando as #seépúblicoéparatodos” e #Pec32não.
Vamos juntos defender a Caixa e demais empresas e serviços públicos, valorizando seus trabalhadores e o patrimônio do povo brasileiro.
Confira o vídeo abaixo: