Chapa 1 tem apoio de entidades representativas dos empregados da Caixa
O primeiro turno das eleições para os conselhos deliberativo e fiscal da Funcef acontece nesta semana, de 22 a 24 de julho. A representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, assim como entidades representantes destes trabalhadores, apoia a Chapa 1 “A Funcef é dos Participantes”.
A Chapa 1 defende transparência e respeito na Funcef, governança participativa e diversidade nos espaços deliberativos do Fundo de Pensão.
Também tem forte engajamento nas questões que envolvem o Brasil e o mundo nas esferas políticas, sociais e econômicas, e se une à luta contra o avanço da Covid-19 e pela Vacina já para todos os brasileiros e brasileiras, em especial para os que estão na linha de frente no combate ao vírus.
No vídeo, confira as informações da conselheira sobre o pleito e a necessidade de se eleger candidatos comprometidos com os interesses dos empregados.
E confira, abaixo, mais alguns detalhes sobre a eleição e o perfil dos candidatos que compõem a chapa 1.
Eleições na Funcef
Quando?
A votação ocorrerá ininterruptamente de 22/07 às 11:00 até 24/07 às 18:00.
Se houver turno será de 3 A 5 de agosto.
Onde?
Exclusivamente pelo App FUNCEF e/ou pela página do Autoatendimento no portal da Fundação.
Como?
O acesso será por CPF e senha pessoal do eleitor. Recupere a senha pelo e-mail cadastrado na FUNCEF.
Cadastre o e-mail pela: Central de Relacionamento: 0800 706 9000, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h; Fale Conosco: Assunto*: Meus Dados e Assunto2*: Alterações de Cadastro; ou pessoalmente em uma das Representações Regionais.
Quem pode votar?
Participantes ativos e maiores de 18 anos com benefício vitalício e inscritos até 31 de janeiro de 2020 em planos de benefícios administrados pela FUNCEF. Havendo mais de um assistido, cujo benefício tenha tido o mesmo participante o u assistido por origem, será considerado eleitor o beneficiário com maior idade.
Propostas da Chapa 1
- Diversificar os investimentos a fim de aumentar a rentabilidade e reduzir riscos.
- Reduzir os juros do CredPlan e considerar os benefícios do INSS na margem consignável.
- Equiparar os benefícios das “Mulheres Pré 78” com os dos participantes aposentados, com aporte da Caixa.
- Reduzir o impacto do equacionamento por meio da aplicação da Resolução CNPC 30, ampliando o prazo e diluindo as contribuições extraordinárias.
- Cobrar da Caixa sua responsabilidade no pagamento do contencioso referente às demandas trabalhistas.
- Impedir a reforma estatutária proposta pelo Conselho Deliberativo e aprovada com voto de qualidade do presidente indicado pela Caixa, desobedecendo ao estatuto vigente.
- Lutar pela recuperação da paridade do Reg Replan Não Saldado quebrada com o TAC assinado por todos os diretores indicados e eleitos.
- Suplência ativa, incluindo os conselheiros suplentes nas reuniões dos colegiados para mantê-los integrados aos debates.
- Fortalecer a governança e adotar práticas de compliance assegurando independência entre as instâncias diretivas e transparência nas deliberações.
- Valorizar a representatividade dos participantes e garantir sua participação na gestão da Fundação.
- Defender a avaliação técnica dos ativos imobiliários da Funcef pelos engenheiros e arquitetos da CAIXA.
- Defender a incorporação do REB ao Novo Plano possibilitando aposentadoria adequada a todos os participantes e assistidos.
Integrantes da Chapa 1
Conselho Deliberativo
Nilson Alexandre de Moura Junior (titular) - Aposentado CAIXA após 28 anos de banco. Diretor sociocultural da FENAE. Presidiu a FENAG e a AGECEF/SP. Integrou a Contraf-CUT e a Fetec/SP.
e Maria de Jesus Demétrio Gaia (suplente) - Empregada Caixa há 31 anos, diretora da Fetec/CN, delegada da Cooperforte/DF e suplente do Conselho Deliberativo do Instituto Cooperforte
Conselho Fiscal
Heitor Menegale (titular) - Aposentado Caixa, vice-presidente da FENAG/Sudeste, membro do GT FENAG/FUNCEF e diretor da APCEF/RJ. Presidiu e dirigiu a AGECEF/RIO.
Valter San Martin Ribeiro (suplente) - Aposentado da Caixa há 6 anos e diretor da APCEF/SP, SEEB/SP e ANAPAR/SP.