É nos municípios que os cidadãos podem participar mais ativamente das decisões políticas, pela proximidade com vereadores e prefeito. Com isso, além de mais facilidade para conhecer a trajetória dos candidatos, também podem acompanhar e fiscalizar mais diretamente a execução das políticas públicas. No entanto, é preciso muita atenção aos partidos que os candidatos representam, porque política não se faz de forma individual.
É preciso saber, por exemplo, o que o partido do candidato defende nacionalmente. Quais são seus principais representantes, como a bancada se posicionou frente a projetos no Congresso Nacional? Nesses últimos anos, com um Congresso extremamente retrógado, o povo brasileiro perdeu direitos com as reformas trabalhista e Previdenciária, e a ameaça de privatizar empresas e serviços públicos é forte. De que lado está o partido do seu candidato nestas questões? Como se posiciona frente ao desenvolvimento da cidade, em temas relacionados à promoção de igualdade como o respeito à diversidade (sexual, racial etc), fortalecimento dos serviços e empresas públicas e defesa da democracia?
A política local tem uma grande interferência na composição nacional e correlação de forças, então, fique ligado! O seu voto só é possível porque não estamos em uma ditadura, mas sim numa democracia. Vote com consciência, sabendo de fato o que aquele candidato e seu partido representam para a sua cidade e para o País.