O Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Conjuscs) lança nesta segunda, 20, sua 13ª Carta de Conjuntura – Especial Coronavírus 2.

A edição reúne 36 notas técnicas (25 delas com abordagens relativas à pandemia, além de uma entrevista com o ex-reitor da universidade, Marcos Sidnei Bassi), 57 pesquisadores (entre membros efetivos do Observatório e convidados) e 45 alunos de graduação da universidade, como co-autores.

A representante dos empregados da Caixa no Conselho de Administração do banco e coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita Serrano, é uma das autoras da edição. Ela participa com o artigo ´A necessidade de o Estado ampliar programas sociais e investimentos´ (pg.121), que discute o papel do governo brasileiro em plena pandemia.

Em sua avaliação, com o País em plena recessão e passando pela maior crise sanitária do século - com milhares de mortes e o desemprego em números alarmantes - o governo deveria ampliar os atendimentos à população e realizar investimentos, já que os recursos e empresas públicas são da sociedade e, especialmente nesse momento, devem servir ao bem estar da sociedade.

As 13 Cartas de Conjuntura estão disponíveis em https://www.uscs.edu.br/noticias/cartasconjuscs.

O Observatório é formado por professores, alunos e parceiros convidados, e tem como objetivo elaborar e publicar, periodicamente, notas técnicas no campo das Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura. A coordenação é do professor Jefferson José da Conceição.