No podcast desta terça, 14 de abril, a representante dos empregados da Caixa no Conselho de Administração, Rita Serrano, fala sobre a reunião do CA ocorrida ontem, quando apresentou pauta sobre as ações de enfrentamento ao covid-19, bem como preocupações dos empregados.
Entre as propostas apresentadas estão alteração na política de crédito, revisão de critérios e parâmetros das avaliações e crédito com ratings mais baixos e inclusão de representantes dos empregados no Comitê de Crise. Além disso, a Caixa vai promover campanha massiva de mídia para orientar a população e avalia colocar seguranças para organizar filas, reivindicações também do movimento sindical.
Rita destaca a atuação dos empregados nesse momento, com o pagamento do auxílio emergencial, e lembra que o mérito de a Caixa permanecer pública e sustentável é das entidades, movimentos e trabalhadores que atuam em sua defesa, pois sem a instituição o Estado não conseguiria atender a população brasileira com tal rapidez.
“A Caixa se superou novamente, criou aplicativo inovador e poupança digital para atender a população. Atingiu números gigantescos: 272 milhões de acesso ao site, 33 milhões de cadastros feitos (40% com abertura da poupança digital). Esses dados mostram a capacidade da área de tecnologia do banco, que mesmo sofrendo com falta de investimentos e pessoal, conseguiu evoluir rapidamente”, afirma a conselheira, destacando que economistas, imprensa e todos os que defendiam a privatização de empresas e das operações da Caixa hoje elogiam a capacidade do banco público.
Ela acrescenta, porém, que os dados mostram também o tamanho da desigualdade do Brasil, e que, em consequência, aumentaram as filas e os riscos para empregados, clientes e usuários, tornando urgente a adoção de novas medidas protetivas.
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