Presidenta inaugurou, na tarde desta sexta, 14, duas Salas das Cidades e Estados no ABC

Saladascidadessbcsa1704A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, inaugurou na tarde desta sexta-feira, 14, duas Salas das Cidades e Estados na região do ABC. As estruturas, localizadas em Santo André e São Bernardo do Campo, vão oferecer orientação, fiscalização de contratos e acompanhamento da gestão dos programas sociais. Ao todo serão 54 salas espalhadas por todo o país. Rita destacou que o banco voltou a ter foco preponderante no desenvolvimento local e no desenvolvimento regional. “A CAIXA está retomando seu protagonismo no desenvolvimento do país. O nosso objetivo é justamente ampliar essa sinergia, com cidadãs e cidadãos, com as prefeituras, com os organismos  locais, com objetivo de revitalizar a cidade e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Rita também assinou o Acordo de Cooperação Técnica com o Consórcio de Prefeitos do ABC com objetivo de  otimizar processos de contratação e aumentar a eficiência dos contratos já operacionalizados. Serão assistidas as cidades paulistas de Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O acordo prevê a realização de seminários, reuniões e oficinas para os representantes dos municípios com foco nos temas de gestão orçamentária, tributária e fiscal; projetos, contratos e convênio; política de habitação social; e consórcios públicos

Estiveram presentes nas cerimônias de São Bernardo e Santo André,  o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, o prefeito de Santo André, Paulo Henrique Serra, o presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, Francisco Marcelo de Oliveira, o prefeito de Diadema, José Filippi Júnior,  o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio, o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, Penha Fumagalli, prefeita de Rio Grande da Serra,  entre outras autoridades locais.

Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento

A CAIXA e os municípios celebraram a recepção dos termos de aceite das condições de financiamento de propostas na linha de crédito de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), para as cidades de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. 

Nesta linha de crédito, o município pode pleitear recursos para apoiar investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação, construção de escolas, creches, hospitais, entre outros. A linha de financiamento contribui para a melhoria das condições de vida da população, com geração de empregos.

Acompanhamento de obras públicas
Em São Bernardo do Campo , a CAIXA vai promover oficinas de capacitação para acompanhamento de obras públicas. Com ensino à distância, o público-alvo são engenheiros, arquitetos e profissionais que atuam na execução e fiscalização de obras públicas municipais.