Evento foi iniciativa da ministra da Mulher e da primeira-dama e celebrou a articulação interministerial do governo

Aberturamesdasmulheres0103Na manhã desta quarta-feira, 01 de março, Rita Serrano participou de um café da manhã no Palácio do Planalto que marcou a abertura do Mês Internacional das Mulheres. O evento foi realizado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva e Cida Gonçalves, ministra das Mulheres e teve a participação das ministras do governo e das presidentas da CAIXA e do Banco do Brasil. 

O encontro  celebrou a articulação interministerial do governo que vai lançar, no dia 8 de março, uma campanha multimídia que coloca o respeito a todas as mulheres em um valor inegociável. Outras ações que vão gerar impacto na vida das mulheres serão lançadas na semana do 8 de Março. 

Em sua fala, Rita Serrano abordou as dificuldades sofridas pelas mulheres em acessar posições de poder. “Mulher em espaço de poder só chega se for muito teimosa porque não foram preparados para as mulheres. São espaços masculinos e agressivos. Para chegar lá é preciso ter muita convicção da importância que tem mudar o mundo.” A presidenta do banco ressaltou a importância de o governo Lula colocar mulheres em espaços estratégicos e de direção “Só um governo ousado e comprometido com um Brasil melhor e mais justo é capaz de dar essa sinalização para a sociedade da importância que é buscar a igualdade, da importância que é buscar a justiça social, um país democrático de justiça e paz.”

Rita também relembrou a crise reputacional vivida pela CAIXA no último ano a partir das denúncias de assédio sexual atribuídas ao então presidente Pedro Guimarães “Isso demonstrou como é importante democratizar estes espaços, lutar contra a violência”. A presidenta destacou que há muito a ser feito e aproveitou a oportunidade para encorajar outras mulheres a seguir em luta na construção da igualdade. “Se estamos aqui, isso é a demonstração de que estamos dando passos largos para transformar essa realidade”.