Protocolo assinado por Rita deve beneficiar cerca de 30 mil famílias indígenas do Amazonas e Roraima
Na manhã desta terça-feira, 7, Rita Serrano assinou um protocolo de intenções com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome (MDS) para realização de ações de atendimento especializado aos povos indígenas nas áreas dos estados do Amazonas e Roraima. A parceria foi firmada com a presença dos ministros do MDS, Wellington Dias, da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, e da deputada federal Erika Kokay durante a cerimônia de abertura da reunião de gestores da rede de atendimento da CAIXA.
O Caminhão CAIXA, que realiza as mesmas funções de uma agência bancária, chega em Bonfim (RR) já nesta quinta-feira, 09, dando início às ações. A unidade móvel vai passar por outras três cidades até abril. No estado, as ações contemplam 10 mil famílias indígenas em sete municípios. Bonfim, além de ser rota do caminhão, será sede de uma nova agência.
Já no Amazonas, a iniciativa contempla 20 mil famílias indígenas em oito municípios. São Gabriel da Cachoeira terá nova unidade lotérica e receberá uma nova agência da CAIXA. Outras cidades como Santo Antonio do Içá, Amaturá, Santa Isabel do Rio Negro, Tonantins e Eirunepé contarão com visitas periódicas de empregados CAIXA para atendimento especializado.
A presidenta da CAIXA, Rita Serrano explicou que a partir da demanda do Ministro Wellington Dias, foi criado um grupo de trabalho interno para pensar na melhoria do atendimento aos povos indígenas “Na CAIXA, nós carregamos nas nossas veias essa missão de cumprir este serviço ao povo brasileiro”. Rita ainda revelou que os empregados e empregadas que cumprirão a tarefa no território indígena serão voluntários ”É uma ação extremamente relevante para mim e para os trabalhadores que vão estar nas cidades. Nosso compromisso é com o novo Brasil, com respeito, com diversidade, com democracia. Nós queremos ser felizes.”
Os empregados e empregadas da CAIXA irão orientar a população sobre o uso do cartão de débito da Poupança Social Digital CAIXA, além de realizar a entrega e o cadastramento das senhas do Bolsa Família. Para se manter próximo, o banco estatal ainda fará parceria com Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outras entidades locais, além de estar estudando a viabilidade de expansão de unidades lotéricas e agências CAIXA nestes territórios e investimento no aumento do atendimento remoto.
O ministro Wellington Dias, do MDS, relembrou que algumas comunidades indígenas levam até 3 dias para chegar a um ponto de atendimento. “Este termo que assinamos aqui representa a humanização. Nessa parceria, nós viabilizamos a aproximação e a facilitação da relação da CAIXA com a população indígena”, afirmou.
Já para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a CAIXA é o banco da família brasileira. “O brasileiro enxerga nele o horizonte, o caminho para realização dos seus sonhos. E este governo reconhece a importância dos bancos públicos no desenvolvimento nacional”. .
30 dias de Gestão
Rita Serrano também anunciou as principais ações adotadas nos primeiros 30 dias de sua gestão
A deputada Erika Kokay afirmou durante sua fala que “Ao longo de sua trajetória, a CAIXA provou que é possível ter um banco que cumpra seu papel social e traga lucros para a empresa”.
O Ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa, defendeu que o papel do banco público, “é garantir o microcrédito, dar capilaridade e a CAIXA é o meio, a forma como milhares de brasileiros acessam programas educacionais e sociais”.
Conheça as iniciativas em andamento:
1- Pessoas
1.1 Novo olhar para a Estratégia de Pessoas com foco na humanização das relações de trabalho e fortalecimento no
relacionamento com os empregados
- Retorno da Vice-Presidência de Pessoas (VIPES)
- Viabilizar uma política de relacionamento com os terceirizados
- Retomada de uma relação de respeito e constante com as Entidades Representativas
- Nova Eleição para representante dos empregados no CA
- Democratização do Jornal da CAIXA (retorno dos comentários)
1.2 FUNCEF. E Saúde CAIXA
- Inclusão da FUNCEF como valor e atenção na pauta diária dos empregados, com sinergia e transparência nas ações, aproximando-nos a resultados convergentes
- Criação de estrutura dedicada na VIPES
- Retorno da Gestão do Saúde CAIXA na VIPES
1.3 Processos Seletivos Alta Gestão
- Lançado e divulgado em 03 de Fevereiro o Processo de Seleção para VIHAB, VIGOV e VITEC
- Primeiro Processo Seletivo para indicação das posições de Diretor Presidente e Diretor de Investimentos da FUNCEF
1.4 Programa Oportunidade CAIXA
- Incentivo à inscrição para formação de Banco de Sucessores
- para cargos e funções estratégicas na Matriz e Rede (Diretor, SN, GN, Superintendente Regional de Rede e Superintendente Executivo I)
- Alteração de Requisitos em aprovação na Governança CAIXA
- A Gestão por Desempenho (GDP) será revista e, portanto, não será considerada nessa primeira etapa do PSI
1.5 Diversidade e Inclusão
Retomada do programa nos eixos prioritários
- Equidade de Gênero – Mulheres na Liderança
- Raça/Cor
- Pessoas com Deficiência
- LGBTQIAP+
- Gerações
- Durante o mês celebraremos a equidade de gênero nas posições de liderança, com ações semanais
- Lançamento das ações em 08 de Março (Dia Internacional das
- Mulheres)
2 - Cultura
RETOMADA DE INVESTIMENTO NA CULTURA BRASILEIRA
- Mais de R$ 70 milhões destinados a patrocínio em ações culturais em todo Brasil
- Retomada das atividades em todas os espaços da CAIXA Cultural
3 - Governança
- Planejamentos Estratégico
- Plano de Negócios Integrados
- Plano Estratégico de Tecnologia da Informação
- Plano Orçamentário
- Estatuto CAIXA
- Comitês
- Políticas de combate ao assédio mor
- Revisão da Política de Relacionamento com as empresas do Conglomerado
- Maximização dos resultados
- Alinhamento às estratégias CAIXA
- Revisão no Orçamento, no Plano Estratégico e outros
4 - Mundo Digital
- Democratização do Acesso à Internet – Disponibilização de Wi-Fi gratuito nas agências com foco na inclusão digital e expansão do autosserviço
- Aplicativo CAIXA + - Nova versão do aplicativo CAIXA paraclientes que apresenta melhoras de usabilidade e novas funcionalidades (10% dos clientes e evolução gradativa da expansão de base)
5 - Resultado Sustentáveis
- Gerar rentabilidade mediante a concessão de crédito, captação de recursos, venda de cartões, seguros, previdência, entre outros produtos; em consonância com o resgate de nossa vocação social e princípios que norteiam a sustentabilidade
- Revisão do CONQUISTE de forma a refletir Planejamento Estratégico
6- Social
Os novos beneficiários de programas sociais contarão com cartão
de débito que abarca tecnologia de chip facilitando a movimentação de sua conta O Cartão de Débito promove:
- Redução de filas para emissão do Token
- Retenção de clientes
- Incentivo à poupança
- Qualificação no atendimento aos beneficiários