Vocesabiatexto1card2706Os sindicatos conquistaram em 1992, a assinatura da Convenção Coletiva Nacional para os bancários da iniciativa privada de todas as regiões do país, que passam a contar com um único acordo de trabalho, estabelecendo regras para salários, jornada, carreira, saúde e demais benefícios.

Com a organização nacional, a categoria ganhou maior poder de mobilização, com fortalecimento das lutas e manifestações.
Nesse período, bancários da Caixa, BB e demais bancos públicos federais, perderam direitos, ficando anos sem reajuste salarial, em consequência da política de privatização do governo federal.

Somente após 2003, com a mudança para um governo que valorizava as empresas públicas e com alteração da estratégia sindical, é que os bancários do setor público passam a ser representados na Convenção Coletiva Nacional, readquirindo direitos e avançando em conquistas.

Hoje são negociadas a Convenção Nacional com regras gerais para todos os trabalhadores e acordos específicos de trabalho por banco. Os acordos podem ser anuais, ou bianuais, como acontece desde 2016. O atual vence em 31 de agosto.

Fique ligado. Acompanhe as atividades do sindicato da sua região.

#NENHUMDIREITOFOIDADO
#TODOSOSDIREITOSFORAMCONQUISTADOS
#SEGUIMOSJUNTOS