Encontro é organizado pelo Comitê Popular de Luta em Defesa da Caixa, acontece no dia 14 de junho, em Brasília. Evento é aberto a todos
A conselheira eleita para o Conselho de Administração (CA) da Caixa e coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita Serrano, é uma das palestrantes do seminário O Futuro da Caixa.
Ela dissertará sobre: Gestão e Governança: Protagonismo da classe trabalhadora. Segundo Rita, ninguém tem mais interesse em uma Caixa forte, que atenda a população com qualidade e que se mantenha sustentável, perene, do que os seus empregados.
A história da Caixa Econômica Federal se confunde com as principais movimentações sociais dos últimos 161 anos no Brasil. E, além das grandes mudanças de vida possibilitadas pelo acesso ao crédito, a Caixa ainda contribui com a política econômica do país quando usada adequadamente como ferramenta para a geração do desenvolvimento econômico e social.
Contudo, o banco vem desde o golpe de 2016, sofrendo tentativas de privatização e desmantelamento.
Dado o papel essencial da Caixa e das empresas públicas, num retorno do país aos trilhos do desenvolvimento, torna-se necessário repensar e debater que Caixa, que Brasil queremos para o futuro. Esse será o objetivo do seminário: refletir e deliberar ações com essa perspectiva.
Programação:
1) Gestão e Governança: Protagonismo da classe trabalhadora;
Rita Serrano: Representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa e coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.
Reinaldo Marques da Silva: Dirigente pela Volkswagen desde 2006, do comitê sindical da empresa e vice-presidente do comitê mundial dos trabalhadores na Volkswagen desde 2016.
Clóvis Scherer: Economista, com mestrado em Estudos do Desenvolvimento pelo Instituto Internacional de Estudos Sociais, Haia, Holanda.
2) Cidades Inclusivas: o papel da Caixa, desafios e potencialidades;
Ermínia Maricato: arquiteta, urbanista, pesquisadora e ativista. Professora titular da USP entre 1974 e 2010. Atualmente, é coordenadora do Projeto BR Cidades.
Nabil Bonduki: Arquiteto e Urbanista, é Professor Titular de Planejamento Urbano na FAU-USP e foi Professor Visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley.
3) Políticas para um Novo Ciclo: Tecnologia, Fundos e Cultura
Chris Ramirez:
Sua formação é Publicidade Propaganda e Gestão Pública, possui diversas especializações na área cultural, muitas promovidas pelo extinto Ministério da Cultura, junto ao SEBRAE, Petrobrás Cultural e Fundação Getúlio Vargas.
Sérgio Amadeu: professor da Universidade Federal do ABC (UFABC). Consultor de Comunicação e Tecnologia.
Comitê Popular
O Comitê Popular de Luta em Defesa da Caixa foi lançado em abril deste ano. A ideia do movimento é ressaltar a importância do banco para a sociedade, debater o papel da instituição, discutir a situação dos empregados e defender a Caixa 100% pública.
Serviço
Seminário O Futuro da Caixa
Dia 14 de junho, a partir das 14h
Auditório da CUT-DF
Edifício Venâncio V, sub-loja 14, Asa Sul, Brasília
Iniciativa do Comitê Popular de Luta em Defesa da Caixa
Apoio: Sindicato dos Bancários (DF), Fenae e Reconta Aí