19 instituições financeiras firmam acordo para o desenvolvimento sustentável
A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, assinou na manhã desta segunda-feira, 7 de agosto, em conjunto com outras 18 instituições financeiras, um acordo histórico, a Declaração Conjunta da Coalizão Verde de Bancos de Desenvolvimento que tem como objetivo criar e implementar soluções financeiras e apoio técnico para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, respeitando as características do território.
Reconhecendo que a Amazônia compreende um dos maiores e mais diversos biomas do planeta e sua relevância no combate às crises climáticas, o manifesto afirma que os bancos estão atentos às demandas por financiamento e apoio técnico para investimento em atividades produtivas verdes. As entidades também reafirmam seus objetivos institucionais de promover o desenvolvimento socioambiental e sustentável na região amazônica, implementando soluções regionais e promovendo intercâmbio de boas práticas.
Rita Serrano destacou que a iniciativa é inédita e imprescindível para o desenvolvimento sustentável na região Amazônica. “A partir desta iniciativa pioneira, vamos viabilizar a ampliação do financiamento de pequenas e médias empresas da região fomentando a economia loca e o desenvolvimento sustentável".
O documento prevê a criação de um Grupo de Trabalho para promover troca de informações e avaliações sobre a oportunidades para a implementação da Coalizão Verde.