O compromisso foi firmado durante a realização do Fórum do Desenvolvimento Sustentável das Cidades, nos Diálogos Amazônicos.

Fórum Desenvolvimento Sustentável das Cidades Rotativo 1A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, assinou neste domingo, 6 de agosto, um protocolo de intenções com o Instituto Cidades Sustentáveis — ICS que visa construir soluções para o desenvolvimento dos municípios no âmbito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas — ONU. Por meio da parceria entre CAIXA e ICS, o Índice de Desenvolvimento Sustentável — Brasil, será utilizado como indicador de efetividade de políticas públicas e desempenho das cidades, se tornando uma ferramenta que vai auxiliar a tomada de decisão sobre a disponibilização de recursos para os municípios com maior necessidade ou para estimular os que já vem promovendo ações nessa esfera. 

A parceria foi efetivada durante o Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, realizado em Belém do Pará, dentro da programação dos Diálogos Amazônicos. Durante o evento, a presidenta da CAIXA, Rita Serrano, destacou que a agenda ambiental é parte do planejamento estratégico do banco. "A CAIXA está atuando no desenvolvimento do país, ampliando o financiamento para estados e municípios, tendo batido recorde no primeiro semestre em recursos disponibilizados” afirmou. 

Um levantamento lançado hoje pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades — IDSC aponta que 71% dos municípios do país têm baixo nível de desenvolvimento e menos de 1% atingiu alto nível.O IDSC avalia 100 indicadores para classificar o desempenho das cidades no cumprimento da Agenda 2030. Entre as metas estão a erradicação da pobreza, fome, promoção da saúde, educação e saneamento, e redução das desigualdades.

A parceria entre o ICS e CAIXA prevê a promoção de soluções de apoio aos municípios para o desenvolvimento urbano em linhas já existentes ou a serem criadas, fomentar inovações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida para a população. O fato de a CAIXA ser o principal agente de políticas públicas do país, a cooperação vai contribuir para o aprimoramento dos dados para definir investimentos mais factíveis. A presidenta relembrou ainda que desde o início do ano a CAIXA vem estreitando as relações com os entes públicos. “Reabrimos as Salas das Cidades e Estados para atender da melhor maneira a demanda das cidades. Queremos contribuir com o financiamento, com desenvolvimento de projetos, com profissionais capacitados para entender a demanda e construir soluções para melhorar a vida do povo”, finalizou, Rita. 

 

Mais sobre ICS e ODS

O Instituto Cidades Sustentáveis — ICS é responsável pelo desenvolvimento do Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDCS-BR) que monitora anualmente a evolução de todos os municípios brasileiros em relação à Agenda 2030.

O objetivo do Desenvolvimento Sustentável — ODS, é um pacto global, assinado na Cúpula das Nações Unidas, em 2015. A Agenda 2030, como é conhecida, é composta por 17 ODS de aspectos sociais e ambientais com foco no fim da pobreza, proteção do meio ambiente e respostas concretas à crise climática.