Cerimônia contou com a presença do presidente Lula e da governadora Raquel Lyra
A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, ao lado do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, celebrou, nesta quarta-feira, 12 de julho, um contrato de destinação de R$ 1,7 bilhões da CAIXA para financiamento de obras de infraestrutura e saneamento do estado nordestino. Os recursos são provenientes do FINISA. Estiveram presentes no evento os ministros Alexandre Padilha e Jader Filho, além de deputados e senadores do estado.
Durante a cerimônia, a presidenta destacou a importância do contrato e a aproximação da CAIXA com os entes públicos.“Nós aqui estamos cumprindo nosso dever enquanto instituição pública e isso, obviamente, tem a ver com a orientação do Governo Federal de que nós nos dediquemos a melhorar a vida da população brasileira através dos estados e municípios”.
Em sua fala, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que seu governo está tentando restabelecer a normalidade democrática deste país, dialogando com governadores e prefeitos, independente de forças políticas para solucionar os problemas da população brasileira. O presidente Lula ainda destacou o papel dos bancos públicos brasileiros no desenvolvimento regional e no acesso ao crédito e enfatizou a tarefa atribuída à CAIXA. "A Maria Rita sabe que na Caixa a ordem é que em cada superintendência das capitais haja uma sala com gente capacitada para receber prefeitos. Qualquer governador de qualquer estado, qualquer prefeito de qualquer cidade, será tratado como amigo, com igualdade de condições e respeito."
O documento prevê ações de melhoria nas condições de mobilidade, acesso à água e esgotamento. Haverá também destinação de recursos para fomento da agropecuária, agricultura familiar, agroecologia e produção orgânica. Ainda dentro do recurso, serão realizados reaparelhamentos de unidades de segurança e ampliação de unidades de saúde.